Escola registra melhor desempenho de alunos com prática de esporte e cultura
- Qui, 28 de Junho de 2012
- Da redação do Site Juruá Online
Através do Programa Mais Educação do Governo Federal, a escola municipal Nize Varela, localizada no Bairro Miritizal em Cruzeiro do Sul está desenvolvendo atividades de artes marciais, dança e cântico para seus alunos. As atividades acontecem numa jornada fora do horário normal de aula. O resultado, segundo a diretora é notado através do desempenho dos alunos em sala de aula.
As aulas de Taekwondo é uma das atividades que mais atraem o interesse dos alunos. Com recursos do programa foram adquiridos materiais entre eles, o kimono (fardas) para a prática do taekwondo. Todos bem uniformizados, meninos e meninas demonstram o orgulho de estarem sendo treinados nessa modalidade de esporte olímpico.
O professor Cleiton Alencar também surgiu de um trabalho voluntário, segundo ele, a arte do taekwondo forma o atleta e o caráter das pessoas, resultando em um processo importante de inclusão social.
Ainda através do Programa Mais Educação, as crianças e adolescentes recebem aulas de cântico e dança. Segundo a professora Francilene Thaumaturgo que coordena o programa, os atos de violência que eram registrados envolvendo os alunos, na escola ou na comunidade alcançaram uma significativa redução, e o desempenho dos estudantes nas aulas também melhorou. “A educação dos alunos tem crescido muito”, completa a coordenadora.
Mais Educação
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
veja também
-
Dante, zagueiro da Seleção: “Clodoaldo era de arrepiar”
“A torcida Tricolor cantava forte seu rap”, disse ...
17/06/2013 -
Seleção Brasileira treina hoje no PV
Torcedores tentaram tietar Neymar na chegada da Seleção a Fortaleza ...
17/06/2013 -
17/06/2013
-
14/06/2013


