Receba informativos:

Mariano Maciel

Colunista

 

Perfil

Mariano Maciel
Ex- funcionário da Radiobrás
Correspondente Político da TV Gazeta em Brasília

ÚLTIMAS /GAZETA NO PLANALTO

Sérgio Petecão fez apelo pela tramitação rápida do projeto do fuso horário

Em Cruzeiro          Na próxima legislatura os vereadores de Cruzeiro do Sul ...

16/5/2012

Partidos começam a indicar seus representantes na Rio+20

Contrabando de vick        Um contrabando de duas toneladas de Vick VapoRub, ...

14/5/2012

Senador paraense Mário Couto defendeu a legalização do jogo do bicho nesta semana

Sucessão         Mais um na corrida sucessória do Juruá. O advogado Heleno ...

11/5/2012

Cidade que não preserva perde a memória

Laboratório        Jorge Viana foi recebido nesta quarta-feira 9, pelo ministro da ...

9/5/2012

Bancada acreana agenda audiência para pressionar construção da ponte do Madeira

Atraso      Trabalho da CPMI do Cachoeira ameaça a tramitação de matérias ...

7/5/2012

Foi comemorado ontem, 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (sic)

Libertas Quae Sera Tamen    Foi comemorado ontem, 3 de maio,  o ...

4/5/2012
  • PDF

Em Cruzeiro         

Na próxima legislatura os vereadores de Cruzeiro do Sul deverão ter apenas dois assessores e não cinco como atualmente. A justificativa para essa mudança seria o baixo orçamento da Câmara que em 2013 deve contar com 14 vereadores.

* Atualmente o Legislativo cruzeirense conta com 10 vereadores, dois deles se encontram presos por usarem assessores “laranja” e receberem os salários no lugar deles. Ainda, segundo informação, o prédio da Câmara deverá passar por reforma para receber os novos parlamentares. A redução dos assessores depende ainda da aprovação dos vereadores.

Câncer       

Sibá Machado defendeu em plenário a aprovação da PEC que prevê desapropriações de terras rurais e urbanas onde for constatado trabalho escravo. Segundo o deputado, a negociação já está sendo feita para que seja encontrada uma saída para votar a proposta em segundo turno.

* “O Brasil precisa sarar este câncer que carcome a realidade da cidadania do nosso povo” – palavras de Sibá.

Pesca      

Ministro da Pesca, Marcelo Crivella, vai a Rio Branco no próximo dia 30 deste mês anunciar investimentos para o setor pesqueiro do Acre como a aquisição de retroescavadeiras, equipamentos e a instalação de uma fábrica de gelo no município de Cruzeiro do Sul.

* O ministro garantiu que os trâmites burocráticos estão sendo agilizados pelo Ministério do Trabalho para que os dois meses atrasados do seguro-defeso dos pescadores do Acre sejam pagos o mais rápido possível.

Brasileiros na fronteira    

Taumaturgo Lima sugere a presença de representantes do Ministério de Relações Exteriores, da PF, do Exército Brasileiro, da Secretaria de Direitos Humanos do Incra e dos agricultores que moram na região de fronteira Bolívia/Capixaba durante audiência pública que vai tratar do conflito na Comissão de Relações Exteriores.

* O requerimento do parlamentar solicitando a audiência pública foi aprovado na sessão desta quarta-feira.

Odontologia do trabalho

Comissão do Trabalho aprovou nesta quarta-feira 16, projeto do deputado Flaviano Melo que inclui a odontologia do trabalho na composição dos serviços especializados em medicina do trabalho e obriga as empresas a manter serviços de odontologia a seus empregados.

* A matéria segue agora para a CCJ.

Fuso      

Sérgio Petecão fez um apelo hoje na tribuna do Senado para que o projeto de fuso de autoria do deputado Pauderney Avelino (DEM/AM) tenha uma tramitação rápida nas comissões do Senado Federal.

* O projeto, que retoma o horário do Acre e parte do Amazonas, foi enviado inicialmente às comissões de Assuntos Econômicos e Relações Exteriores do Senado Federal. Por solicitação do senador Anibal Diniz, no entanto, a matéria deverá passar ainda pelas comissões de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Regional.

Soldados da borracha      

Quarenta deputados do Acre, Pará, Amazonas e Rondônia assinaram a urgência para votar, no Plenário da Câmara, a PEC que equipara a pensão dos soldados da borracha ao soldo dos ex-combatentes de guerra.

* A audiência pública na tarde de ontem na Comissão da Amazônia reafirmou o estado de penúria em que vivem hoje essas pessoas, especialmente no Norte do país.

Garis

O Senado classificou a atividade de garis como “insalubre”. Devido a nova condição, a categoria passará a receber adicional por insalubridade.

* A intenção inicial era conceder aposentadoria especial, o que só pode ser feito por lei complementar.

Última atualização em Qua, 16 de Maio de 2012 15:53

Página 1 de 67