Você está aqui: Home Cotidiano Caged registra queda na geração de emprego formal no Acre

Caged registra queda na geração de emprego formal no Acre

Entre admissões e demissões, saldo é negativo

Os números do desemprego do Acre continuam em alta. E, de acordo com os dados do Caged, o Cadastro de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho, o Estado é referência na perda de vagas dos empregos formais.

No último mês de abril, foram contratados 1.242 trabalhadores no Acre. Em compensação, 1.566 foram demitidos, aumentando em mais 324 o número de desempregados.

O Caged aponta ainda, que, de maio a abril, o Acre perdeu 1,88% das vagas com carteira assinada. Esses números confrontam os dados nacionais que apontaram crescimento nas contratações em três das cinco regiões do país.

Foram criadas em abril quase 60 mil novas vagas formais. A Região Norte apontou números negativos com crescimento no quadro de demissões e o Acre ajudou nessa conta.

Na fila do Sine, o responsável pelo Sistema de Emprego do Acre, centenas de desempregados buscam no órgão as vagas abertas no mercado. O problema é que são poucas.

Há dois anos, o Leonardo Araújo de Souza está procurando emprego. Ele tem curso de vigilante e experiência. Mesmo assim não consegue uma vaga. Para sustentar a família vive de pequenos trabalhos como limpar quintais.

“Eu venho aqui todos os dias. Estou cansado de levar não. Mas, não posso desistir tenho uma família para sustentar”, declarou.

Os números do Sine são desanimadores: de janeiro a abril desse ano 3,5 mil pessoas fizeram o cadastro no sistema, 470 foram encaminhadas para as empresas, mas apenas 10% ou 43 pessoas conseguiram o emprego.

Nessa lista, entra o professor Jairro Marcelo. Ele também vive de bicos porque não consegue um emprego fixo. A situação revolta o trabalhador, principalmente quando olha o quadro político do país.

“Eles saqueiam o país por ingerência ou corrupção e agora estamos aí: pais de família vendo os filhos passar necessidades. Eu peço a Deus todos os dias o meu emprego, tenho fé que vou conseguir”, lamentou.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado