Você está aqui: Home Cotidiano Acriano integra grupo brasileiro em congresso da Gastronomia

Acriano integra grupo brasileiro em congresso da Gastronomia

Da Cidade Nova para as combinações da cozinha

Natalino dos Santos é dono de uma história que tinha tudo para não dar errado, mas o foco dele fez com que um início de sofrimento se transformasse em trajetória de sucesso.

Filho único, nasceu no bairro Cidade Nova, periferia de Rio Branco. Das lembranças da infância, na época em que era engraxate, o que mais marcou foram os dias em que ele foi obrigado a dormir fora de casa.

"Muitas das vezes eu passava o dia todinho engraxando sapato e chegava em casa, minha mãe não abria a porta. Eu tinha que dormir, pegava minha caixinha, colocava no terreiro, tirava minha blusa, embolava e ficava orando pra Deus", explica.

Ele morava com a mãe e o padrasto e dessa convivência relembra muitas agressões físicas e psicológicas. "Padrasto não é como pai. E eles bebiam muito. E não sei exatamente, ela gostava muito dele, e acabava fazendo isso", disse.

Depois que foi morar sozinho, aos 10 anos de idade, Natalino teve somente experiências em cozinhas de lanchonetes e pequenos restaurantes. Até que um chef renomado do Acre passou a apoiá-lo, a ensinar tudo que sabia.

Hoje, com 21 anos de idade, o jovem chef cheio de diplomas de cursos, faz graduação em gastronomia e vai representar o Brasil no Congresso Integração Culinária do Vale. O evento só destinou duas vagas para o Brasil e Natalino será um dos chefs.

No congresso, participam profissionais da culinária de vários países como Itália, México, Argentina, Coréia Espanha e Bolívia.

"A Gastronomia escolhe você. Tá no sangue. Tem pessoas que vão cozinhar e não conseguem um tempero legal. Eu comecei a fazer psicologia, administração, mas parava. Sempre fugia da Gastronomia. Mas, é ela que escolhe as pessoas", disse.
Natalino vai apresentar uma receita tipicamente acriana no evento internacional.
Será risoto no caldo de tucupi com carré de tambaqui. "Quero representar o Brasil e também o Acre com uma receita que lembre bem nosso estado", disse.

O congresso que Natalino vai participar acontece entre os dias 7 e 9 de julho em Cochabamba na Bolívia. Sucesso você já é! Desejamos boa viagem e obrigada por compartilhar sua história, que inspira sobre o que é persistir mesmo que tudo em volta diga não.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado