Você está aqui: Home Cotidiano Há dois anos, criança aguarda cirurgia no quadril

Há dois anos, criança aguarda cirurgia no quadril

Demora pode trazer sequelas irreparáveis

Criança de 3 anos de idade pode parar na cadeira de rodas se não passar por cirurgia do quadril. A menina anda na pontinha dos pés, devido o problema ortopédico. A espera pelo procedimento já dura dois anos, e o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) não chega.

Ana Lúcia Farias de Lima (27), mãe da pequena Alice Lima do Nascimento (3) não aguenta mais ouvir a mesma história da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre). “Sempre dizem que eu preciso aguardar”.

Enquanto aguarda, a menina, que anda na pontinha dos pés devido a uma luxação no quadril, sofre. A demora, segundo especialistas, pode deixar a menina na cadeira de rodas.

“Eu me preocupo muito com isso, porque ela já está crescendo e cada dia que passa, pode fazer a diferença entre continuar andando e nunca mais andar. A angústia é muita”, relata a mãe.

Ana descobriu que a filha tinha o problema ortopédico quando Alice tinha apenas sete meses de vida. Ela começava a andar, mas ficava sempre nas pontinhas dos dedos, com o pé direito. Outra deformidade a mãe notou em um osso da costela que era maior que os demais. Ela procurou um especialista que apontou o problema.

Segundo a mãe, uma cirurgia foi agendada na Fundação Hospitalar, hoje conhecida como Hospital das Clínicas. Após seis meses, a família recebeu a notícia de que o procedimento iria acontecer.

Na unidade de saúde, chegaram a aplicar anestesia na criança, mas, de última hora, informaram que não seria possível concluir. Para o desespero da mãe, a criança teria que aguardar uma vaga no TFD.

O nome de Alice está cadastrado há dois anos no TFD. No último dia 10, completou dois anos de espera.

“Já procurei a Defensoria Pública, o Ministério Público e até agora ninguém me ajuda”, lamenta a mãe, que fez um apelo à TV Gazeta, com esperança de que o caso ganhe uma solução.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado