Você está aqui: Home Cotidiano Como é possível prevenir incêndios?

Como é possível prevenir incêndios?

Quais são as causas mais comuns de incêndios

Na segunda-feira, um carro pegou fogo próximo à Uninorte. O condutor, proprietário de uma granja acionou os bombeiro, mas pouco se pôde fazer. O fato "reascendeu" a discussão sobre as causas de incêndios acidentais a veículos. Como prevenir esses acidentes? Quais são às causas mais comuns?

Em poucos minutos as chamas se propagaram no veículo. O condutor informou que havia acabado de abastecer a Kombi, quando ouviu estalos vindo do motor. Uma equipe do Corpo de Bombeiros estava próxima ao local da ocorrência e conseguiu chegar em dois minutos a partir da chamada.

Mesmo assim, não foi possível evitar a perda total do motor. Como qualquer carro movido a carburador, a Kombi pode apresentar problemas de vazamento de combustível e com isso, propícia a incêndios. A regulagem correta, a manutenção em geral de qualquer veículo, pode prevenir esse tipo de acidente.

"Tem que revisar, olhar cabo de bateria se for fazer viagem mais demorada. Olhar cabos, se há fios desencapados aparecendo no interior do veículo. Se estiver exposta, causa curto circuito e logicamente com vazamento de combustível com a parte quente que tá no veículo finda propagar a chama", explica o subcomandante do 3* Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente Orildo Carneiro.

Outra situação comum é o condutor ou as pessoas em torno da ocorrência de incêndio à veículo não saberem manusear o extintor de incêndio. A falta de informação vai desde não saber puxar o lacre vermelho, até medidas de segurança como não erguer repentinamente o capô que apresenta fumaça.

"Quando a pessoa abre de uma vez o capô, há uma entrada de oxigênio da parte externa que ajuda a propagar o fogo. Por isso, a orientação é que puxe o capô pra deixar uma pequena fresta e nessa abertura usa o extintor. Uns 10 segundos depois, abre o capô lentamente e vai utilizando o extintor", explica.

Os carros modernos já vêm com uma série de sistemas de segurança, entre eles, a injeção eletrônica, que rege a alimentação de combustível. Mas como em praticamente tudo na vida, no caso de incêndios acidentais a veículos, o conselho é o mesmo: É melhor prevenir do que remediar.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado