Você está aqui: Home Cotidiano Rio Acre não para de subir e se aproxima da cota de alerta

Rio Acre não para de subir e se aproxima da cota de alerta

Cerca de 11 centímetros a mais a cada 3 horas

O rio Acre não para de subir. A cada três horas, são 11 centímetros a mais. O nível já se aproxima da cota de alerta, que é de 13,50m.

A cota de transbordamento é de 14 metros. Para se prevenir a um possível alagamento, a prefeitura já colocou em prática o plano de contingência. Os primeiros alojamentos estão sendo construídos no parque de exposições Wilde Viana, caso alguma família seja desabrigada. “O monitoramento está sendo feito de 3 em 3 horas com a medição do rio, pra que a gente possa antecipar todas as providências necessárias,” disse o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.

Nos 11 primeiros dias do ano, já choveu 52% do que era esperado para todo o mês de janeiro. Até o final de março, esse deve ser o comportamento do tempo no estado.

No interior, o rio Acre começou a vazar, o que pode aumentar o nível ainda mais na capital. Em caso de uma enchente, os primeiros bairros atingidos são Baixa da Habitasa, Airton Sena e Seis de Agosto.

Na travessia da balsa, o rio está com 19,96m, apesar de bem próximo a BR-364 o comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, Coronel Carlos Batista, acredita que está tudo sob controle. “Em alguns locais o nível do rio se encontra próximo de transbordar, mas isso é porque a usina de Jirau faz o controle dessa vazão, então quando chega muito próximo eles aumentam a vazão e essa distância aumenta em relação ao eixo da estrada.”

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado