Você está aqui: Home Cotidiano Rio Acre segue baixando e sai da cota de alerta na capital

Rio Acre segue baixando e sai da cota de alerta na capital

Corpo de Bombeiros segue fazendo monitoramento

Depois de chegar a 14,27 centímetros, o rio Acre apresentou sinais de vazante e amanheceu nesta quarta-feira (21) abaixo da cota de transbordamento, que é de 14 metros e antes do meio dia ficou abaixo da cota de alerta, de 13,50m. O rio está com 13,47 m (medição do meio dia).

Mesmo com o rio apresentando sinais de vazante, o Corpo de Bombeiros permanece realizando o monitoramento diário das águas, isso porque, o período chuvoso ainda não acabou e as chances do rio voltar a subir não foram descartadas. “É importante que a gente verifique dentro do rio também, além de suas margens que são os bairros que já foram atingidos pela cheia do rio Acre até o momento, porém fazer a vistoria dentro para verificar as condições de navegação e todas as condições do rio,” explicou o Major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.

Outro fator que preocupa é quantidade de precipitações previstas para os próximos dias, ou seja, o volume de chuvas, que deve ser intenso até o dia 15 de março, o que pode fazer o rio Acre voltar a subir.

Prejuízos

Além das inúmeras famílias que são afetadas pela cheia do rio e que têm suas casas invadidas pelas águas, os produtores rurais também sofrem com os alagamentos. Na capital as plantações, como as de banana e macaxeira, ficam próximas ao rio ou igarapés.

Outro fator que preocupa é a navegação. Como muitas localidades perdem o acesso por terra, os moradores acabam por utilizar o rio como único meio de locomoção. Neste período fica mais perigoso navegar, já que o nível das águas é bem maior e consequentemente a correnteza é mais forte. “ É difícil, fica muito largo, mas a gente passa. Todo dia tem que ter essa penitencia, já que os filhos têsm que trabalhar,” disse João.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado