Você está aqui: Home Cotidiano Produtor de arroz é prejudicado por falta de estrutura

Produtor de arroz é prejudicado por falta de estrutura

Beneficiamento em RO faz arroz acriano voltar mais caro

Agricultor planta 40 hectares de arroz em perímetro urbano da Capital. O arroz que poderia ser vendido com preço mais baixo no Estado vai para Rondônia e volta para o Acre com o preço acima do que poderia ser praticado, caso houvesse estrutura de beneficiamento local.

Todo o arroz colhido será levado para Rondônia porque no Acre não tem beneficiadora. Como precisa levar para o estado vizinho, o produtor precisa gastar mais. Só com impostos são 12%.

A colheitadeira estava em operação na manhã desta segunda-feira (12) na Via Chico Mendes, em pleno perímetro urbano. A área plantada fica bem ao lado do estádio Arena na Floresta.

O arroz foi plantado em novembro do ano passado em uma área onde nada se produzia. Depois da correção de solo foi possível conseguir um arroz agulhinha de primeira.

A colheitadeira tentava vencer o solo molhado numa velocidade lenta, mas isso permitia também, cortar o mais próximo dos cachos e evitava que quase toda a planta chegasse ao equipamento que separa o arroz.

O material era descartado e servirá para renovar o solo. Depois da caixa cheia, com quase três mil quilos, o arroz era descarregado em um caminhão.

A máquina do Governo do Estado deve colher todo o arroz em três dias. A produção vai chegar a 3,5 mil por hectare, uma média boa para a primeira plantação na terra, disse o produtor André Fabbrocini.

Nas contas dele, o arroz é mais viável que o boi. Por hectare, foram investidos R$ 2 mil. Em 4 meses, o arroz já é colhido, vantagem, principalmente, para o pequeno produtor rural. “O resultado da plantação foi tão bom que, após essa colheita, vamos preparar a terra para um novo plantio que deve acontecer na próxima semana”, lembrou.

O plantio que chama a atenção aos olhos ainda não consegue incentivar os produtores do Estado que ainda encontram entraves na hora de produzir no Acre.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado