Você está aqui: Home Cotidiano Vacina contra HPV tem baixa cobertura no Acre

Vacina contra HPV tem baixa cobertura no Acre

Mais da metade do público alvo ainda não foi imunizada

Ainda é um desafio para os gestores de saúde cumprir com as metas vacinais do público adolescente. No Acre, mais da metade dos meninos e meninas na faixa etária entre 9 e 14 anos ainda não foram imunizados contra HPV e meningite. A meta para o ano é vacinar mais de 70 mil adolescentes.

Desde que foi incorporada ao calendário nacional, a vacina contra o HPV tem baixa cobertura. A partir do ano passado a vacina contra meningite também passou a ser oferecida na rede pública, contudo menos da metade do público entre 9 e 14 anos foram vacinados até agora. Por isso o Ministério da Saúde vem reforçando a necessidade de conscientizar os adolescentes da importância das vacinas.

“A vacina HPV previne o câncer de colo de útero nas meninas e câncer de pênis nos meninos. A meningite vai proteger vai proteger contra meningite provocada pela bactéria C. É importante saber que o adolescente é portador são, ou seja, a pessoa que guarda a doença e nem sabe que está transmitindo, mas ele próprio pode não ficar doente”, explica a técnica do Programa Nacional de Imunização no Acre, Núbia Campos.

No Estado a meta é imunizar contra o HPV 54.977 meninas com idade entre 9 e 14 anos e 36.769 meninos de 11 a 14 anos. A dose única contra a meningite é ofertada para meninos e meninas na faixa etária de 9 à 14 anos, que totalizam 73.538 adolescentes.

Para a técnica do PNI, o primeiro passo é vencer o medo, em seguida é alertar sobre os benefícios da prevenção.  "Considerando que a população de adolescentes é mais difícil de conseguir pelo próprio medo dessa clientela. Mas acredito que com uma boa divulgação, uma boa conscientização, tanto da imprensa quanto da própria família, essa população vai ter consciência do benefício que é tomar essa vacina não só HPV, mas também a da meningite. Saber dos benefícios que causa pra ele e pra sua população, que vai conseguir sim, tomar essa dose de vacina" disse.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado