Você está aqui: Home Cotidiano Ufac tem duas chapas disputando diretoria do Sintest

Ufac tem duas chapas disputando diretoria do Sintest

900 servidores estão aptos a votar

Duas chapas disputam as eleições do Sindicato dos Trabalhadores do Terceiro Grau (Sintest) da Universidade Federal do Acre.

Na chapa 1 está boa parte dos novos servidores, que faz oposição a diretoria atual.

O grupo denominado “Sintest da Gente” tem como candidato a presidente Tony Eli da Silva. Caso eleita, a diretoria pretende focar nas pautas locais, a fim de melhorar o trabalho dos servidores. “Nós temos altas locais que precisam ser defendidas, a questão das 30 horas, saúde do trabalhador, questão da própria sede social, então a chapa se propõe a isso, a discutir principalmente as pautas locais relacionadas ao trabalhador.”

Na chapa 2, denominada “Unidade Buscando Novas Conquistas”, a ideia é aproximar toda a comunidade acadêmica, com foco em benefícios para os técnicos administrativos. O candidato à presidência é Tadeu coelho, que ficou um ano de forma interina no sindicato. “A nossa chapa está trabalhando a coletividade dentro do processo administrativo.”

A votação será realizada no hall de entrada do Anfiteatro Garibaldi Brasil, na sede da Ufac e também no Colégio de Aplicação. Em Cruzeiro do Sul, ocorre no campus floresta. A votação inicia ás 8h e termina às 17h. Ao todo, 900 servidores estão aptos a escolher a nova diretoria do sindicato para os próximos dois anos.

Os candidatos também abordaram sobre o reajuste de salário dos servidores. Ambos tratam o assunto de forma diferente.

Para Tony essa questão é nacional e deve ser tratada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras. “A questão salarial já é uma coisa do cenário nacional. O papel do sindicato é fazer cobrança a Federação, no caso a Fasubra, cobrar a Fasubra que ela venha a negociar junto ao MEC, junto ao ministério do Planejamento.”

Já para Tadeu o sindicato pode ter uma atuação mais efetiva em relação a este assunto, “estamos 6 anos sem reajuste salarial. A equipe que a assumir a entidade do sindicato, possa traçar essa metodologia de debate junto com a Adufac e junto com toda a classe trabalhadora da universidade.”

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado