Você está aqui: Home Cotidiano Influenza: Acre vacinou apenas 67,31% do público alvo

Influenza: Acre vacinou apenas 67,31% do público alvo

Grupo de crianças é o que apresenta menor porcentagem

A procura ainda está abaixo da esperada. O Ministério da Saúde já prorrogou a campanha nacional contra a influenza, que previne contra três tipos de gripe, mas no Acre a cobertura vacinal está em apenas 67,31% do público alvo.

“A gente ainda observa uma fragilidade de alguns grupos, por exemplo, crianças que está com uma porcentagem bem baixa, 55% apenas e precisamos chegar a 90%, e a gente aproveita a oportunidade para fazer o chamamento das mães, que levem os seus filhos nos postos de saúde,” disse o diretor de vigilância Epidemiológica da Sesacre, Moisés Viana.

Todas as unidades básicas nos municípios do Acre tem a dose da vacina disponível.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Porto Walter e Brasileia já alcançaram a meta de imunizar mais de 90% da população prioritária. Rio Branco é a terceira cidade do estado com a menor cobertura, com 53,85%, Acrelândia vem em primeiro com apenas 51,34% e em segundo Porto Acre, com 53,34%.

Diante dessa baixa procura, o Acre está entre os três piores estados do país em relação a cobertura vacinal, perdendo apenas para Roraima e Rio de Janeiro.

A campanha vai até o dia 15 de junho, próxima sexta-feira, mas no Acre essa data será feriado estadual, por isso as unidades vão atender apenas até quinta-feira.

O público prioritário é: crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores em saúde, indígenas, professores, população carcerária e portadores de doenças crônicas.

O Ministério da Saúde não deu indicativos, até o momento, que deva prorrogar a mobilização mais uma vez.

Até agora, as crianças e idosos são os que possuem a menor cobertura. “Inclusive nós temos a presença do vírus H1N1 que é aquele vírus que a gente fica mais em alerta aos cuidados, pras sintomatologias e para o tratamento precoce,” concluiu Moisés.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado