Você está aqui: Home Cotidiano Embrapa Acre realiza capacitação de engenheiros agrônomos

Embrapa Acre realiza capacitação de engenheiros agrônomos

Objetivo é ampliar mercado da banana

A Embrapa Acre, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realiza o curso de “Qualificação de classificadores de produtos vegetais com habilitação em banana” entre os dias 3 e 7 de dezembro.

O grupo de 15 engenheiros agrônomos de diferentes instituições públicas e empresas privadas ligadas à área de produção vegetal participam do curso que tem por objetivo fortalecer a cadeia produtiva da fruta e possibilitar a abertura de novos mercados para o produto. “Esse evento tem uma importância extraordinária para cadeia da banana no estado do Acre tendo em vista que é principal cultura perene no estado, hoje com uma área de cerca de mais de 8 mil hectares, com 100 mil toneladas de produção,” disse o analista da Embrapa Acre, Gilberto Costa.

Na quinta-feira (6), os alunos participam de visita técnica à Central de Abastecimento (Seasa) de Rio Branco. A primeira parte da capacitação é destinada a abordagens mais gerais sobre o processo de classificação, padronização e fiscalização de produtos vegetais, subprodutos e resíduos da produção de valor econômico. “Isso tudo faz parte de um processo de implementação da área de mitigação da banana no Acre, considerando a necessidade que há desse produto nosso ser certificado e poder ser comercializado com todos os estados do país,” explicou o superintendente do Mapa, Luziel de Carvalho.

Para o engenheiro agrônomo, Pedro Campos, a capacitação vai agregar valor ao produto, "esse produto vai com uma qualidade superior e uma classificação agregando valor pra isso, que os mercados aí pra fora exigem a classificação do produto.”

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado