Você está aqui: Home Empregos e Concursos Política Gastos na Saúde já chegam a 20% do orçamento do estado

Empregos e Concursos

Gastos na Saúde já chegam a 20% do orçamento do estado

Secretaria realiza audiência pública de prestação de contas

A Secretaria Estadual de Saúde apresentou nesta sexta-feira, 27, a prestação de contas das atividades do segundo quadrimestre deste ano, e o balanço financeiro da execução orçamentária da secretaria para o período.

A reunião de apresentação aconteceu no auditório do Museu da Justiça, com a presença da secretária de Saúde, Suely Melo, dos gestores da pasta, e de representantes de entidades da sociedade civil. A Assembleia Legislativa também esteve representada, através da Comissão de Saúde, que este ano propôs a regulamentação da lei que determina a prestação de contas periódica.

“O que nós fazemos nessas audiências é conferir a cada quatro meses se a gestão da saúde estadual está aplicando corretamente aquilo que a conferência e que o plano estadual de saúde determina”, declara o deputado Eduardo Farias(PCdoB), presidente da comissão de saúde da ALEAC.

Durante a apresentação, a secretária estadual de Saúde explicou detalhadamente o funcionamento da assistência de saúde de alta e média complexidade em todo o estado, e os programas atualmente geridos pela secretaria na área de saúde preventiva.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os problemas que ainda existem no atendimento à população são relacionados, em sua maioria, com a limitação de recursos para a saúde no orçamento do estado. A gestão eficiente dos recursos atuais e a busca de mais verbas para a saúde junto ao governo federal são algumas saídas apontadas.

A secretária Suely Melo destacou ainda o crescimento do volume de investimentos na área de saúde, já conseguido ao longo das últimas décadas, e a determinação do governo em dar prioridade ao setor.

“ Nós já gastamos 335 milhões de reais este ano, isso corresponde a 16,37% do orçamento anual do estado. E com os investimento que a gente de recursos de operações financeiras em reformas de unidades de saúde, por exemplo, seguramente chegamos a 20 % do orçamento”, explica Suely Melo.

O relatório da prestação de contas do quadrimestre e dos investimentos na área de saúde efetuados ao longo deste ano será enviado ao conselho estadual de saúde para uma avaliação dos segmentos da sociedade representados no conselho.

“Estamos aguardando que chegue no conselho para que seja avaliado por nossos conselheiros e seja levado ao pleno para aprovação”, afirma o presidente do conselho estadual de saúde,  Elenilson Sousa.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado