Artigos

Pacto: SEC quer fortalecer ensino médio

Depois da divulgação de números do Ideb, (Índice de desenvolvimento da educação básica) de 2011, o MEC (Ministério da Educação) tomou a iniciativa de criar um conjunto de ações para superar os desafios do ensino médio, que de acordo com o levantamento, não apresenta crescimento, e em alguns casos se mostra em declínio.

Nesta segunda-feira(10), na Secretaria de Educação do Acre (SEE), foi dado o ponta pé inicial no “Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio”, que visa oferecer formação continuada aos docentes, e consequentemente, elevar os índices de educação nessa etapa do ensino.

Participaram do lançamento do Pacto, diretores, coordenadores e docentes, além dos parceiros do projeto, como Ifac (Instituto federal de ciência e tecnologia) e Ufac (Universidade Federal do Acre).

Entre os desafios que devem ser superados estão: qualidade no ensino e em diferentes competências; organização curricular do ensino médio que hoje oferece excesso de disciplinas e, gestão das escolas na formação dos estudantes para o século XXI. “É necessário fortalecer toda educação básica para assegurar que ao final dos 12 anos de escolarização o aluno tenha as competências necessárias para fazer o enfrentamento dos desafios que a vida vai propor a cada um deles”, disse Josenir Calixto

O Pacto consiste em um conjunto de ações, mas também de parcerias. Os professores vão por exemplo, continuar as discussões iniciadas no seminário dentro do âmbito das escolas, e também vão receber formação continuada.

Segundo Eva Barbosa, representante da Ufac no projeto, a meta é formar docentes preparados para educar o novo perfil de alunos. “Nós vamos oferecer curso de capacitação dos formadores regionais. A dinâmica será: os formadores regionais formam os orientadores de estudo, que por sua vez estarão trabalhando com os professores nas escolas”, explica.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado