Artigos

Pós-enchente: famílias começam a voltar para suas casas

Serviços de limpeza das áreas atingidas pela alagação avaçam

A prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e da coordenadoria municipal de Defesa Civil está auxiliando, com o apoio do Exército e também do governo do Estado, a remoção das famílias na volta para casa, após a vazante do rio Acre.

Na medição das 12h desta quarta-feira, 19, o nível do rio Acre era de 12,21 metros, treze centímetros a menos do que a medição das 6h da manhã, que foi de 12,34 metros. Para a secretária de Assistência Social do município, Dôra Araújo, esta é uma medida segura, já que o nível do rio segue em constante redução, o que permite o retorno das famílias em segurança.

Outro fator importante no retorno das famílias para as residências, é o avanço nos serviços de limpeza das áreas atingidas pela alagação. A operação nos dezoito bairros teve início nesta segunda-feira,17,  e deve ser concluída até o final da semana.

Quando o nível do rio Acre chegou aos 16,77 metros, a maior medição do ano e a quarta maior enchente já registrada, 1.176 famílias, totalizando 4.454 pessoas chegaram a receber assistência da prefeitura de Rio Branco e do governo do Estado nos três abrigos montados para receber as pessoas que ficaram desabrigadas.

Nesta quarta-feira, de acordo com Dôra Araújo, ainda estavam no abrigo do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco 951 famílias, num total de 3.644 pessoas. Ela explica ainda que as famílias que estão sendo retiradas dos abrigos do Sesc/Bosque e do Ginásio Coberto e que não têm condições de voltar para suas casas, estão sendo levadas neste momento para o parque até que outras medidas sejam adotadas.

A secretária de Assistência Social diz que por decisão do prefeito Marcus Alexandre e do governador Tião Viana, toda a infraestrutura montada no Parque de Exposições para prestar assistência às famílias será mantida.

O Exército Brasileiro trabalha com doze caminhões e cento e cinquenta homens ajudando na remoção das famílias. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) e a Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), também está atuando na operação com trabalhadores e caminhões na retirada das famílias.

“Assim como já colaboramos com a retirada das famílias das áreas alagadas, também estamos com homens preparados ajudando a prefeitura de Rio Branco na remoção das famílias no retorno para suas casas”, destacou o capitão Vagner Peres, do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS).

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado