tendencioso_2adailsonolivei



A verdade da verdade

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida", disse Jesus Cristo aos apóstolos. Séculos depois, Santo Agostinho comparava a verdade ao próprio Deus. A verdade sempre foi um problema para a filosofia, nem sempre se conseguiu um significado consistente para a palavra que socialmente tem grande importância. Os Tribunais querem trabalhar com a verdade, os namorados também, a Justiça baseia tudo na boa-fé, que tem ligação direta com a verdade. Os Hebreus eram duros quando falavam da verdade, para eles, verdade era segurança, confiança e fidelidade. Os gregos acreditavam ser o descobrimento do ser. Aristóteles chegou a criar duas teorias e o jornalismo trabalha com a verdade para criar notícia. O seu Antônio Virgilio de 68 anos,  um senhor que vende picolés no centro da cidade, também definiu o conceito de verdade. Para ele é a palavra de um homem, dita, deve ser respeitada.

Mas nos tempos atuais, os políticos, gestores públicos e membros de vários tipos de poder começaram a criar a verdade da verdade. Não pense que é a verdade em duplicidade, ou uma coisa dita repetidas vezes. A verdade da verdade é uma realidade falsa, criada, na maioria das vezes, para esconder a verdadeira verdade. Os acontecimentos não são mais aquilo que foi visto, ouvido ou assistido, mas uma coisa inventada. Para que isso aconteça deixa-se de lado qualquer conceito de moral, pudor e respeito com os semelhantes. Vale é ganhar, manter status, ganância e aparência. A verdade da verdade é defendida até nos Tribunais, afinal, até que se prove o contrário todos são santos. Lembra-se do conceito de linhas atrás, do seu Antônio picolezeiro, pois é, não vale nada.

A verdade da verdade virou moda, é imperiosa, uma arma mortal que desafia tudo. Alguns até protegem os que falam a verdade da verdade, não se importando o efeito que isso fará á outras pessoas. No lugar de lutar para que a verdade da verdade seja banida, vai deixando e até se beneficia dela.

Numa sociedade, exemplos é que ajudam a educar e sensibilizar. Vocês já notaram que uma pessoa quando é apaixonada por alguma coisa se torna mais bonita. Alguém que adora seu trabalho, o estudo, o namorado (a), marido ou esposa, um bicho de estimação ou uma coleção de tampinhas de garrafas. Encontra-se nesses seres humanos a essência do entusiasmo, da alegria e a vida. Temos nesses sentimentos a verdade. No entanto, isso parece romantismo idiota para algumas pessoas. Para esses, brutos sociais, o que vale na sociedade moderna é ser esperto, aplicar golpes e usar a verdade da verdade para se defender. Nós brasileiros estamos ficando bons nisso, nunca respeitamos uma fila, um vizinho, um profissional, mesmo que preste serviço á comunidade. Queremos sempre aplicar um golpe, por pequeno que seja, lá estamos nós.

O futuro talvez nos cobre quando mentimos para cobrir algo que fizemos e até penalizamos outras pessoas por nossos erros. Mas o que vale é a verdade da verdade, assim nos protegemos de um golpe aplicado por nós mesmos. Onde o mundo vai parar, tomara que pelo menos hoje você use umas das 31 palavras verdade que usei nesse texto.

 

 

 

 

 

 

 


Página 1 de 2