Conselho Regional de Farmácia é empossado

Eleita em novembro passado com mais de 60 por cento dos votos da categoria, a nova diretoria do Conselho de Farmácia do Acre (CRF/AC) assumiu a gestão do Conselho pelos próximos dois anos. A posse foi realizada nesta terça-feira, 2 de janeiro na sede do CRF.

Em todo Acre atuam 366 farmacêuticos em unidades de saúde públicas e na rede privada, além de 374 técnicos em laboratório.Entre as atribuições do Conselho está a Fiscalização do exercício da profissão, de modo que o profissional exerça seu ofício de acordo com as normas do Conselho Federal de Farmácia, evitando qualquer tipo de exploração da categoria.

Segundo o novo presidente do CRF- AC, João Vítor Italiano Brás, entre os objetivos da nova gestão estão: a promoção e valorização da profissão do farmacêutico, a construção de forma participativa do Plano Anual de Fiscalização, incentivo ao empreendedorismo na profissão farmacêutica, priorizar atividades educativas, preocupando-se com as condições de trabalho do profissional farmacêutico, inovação dos métodos e procedimentos internos, busca pela agilidade e qualidade na prestação dos serviços, ampliar de forma participativa as ações educativas e capacitações, valorizar as atribuições essenciais da profissão nas diversas áreas de atuação (análises clínicas, estética, farmácia comunitária, farmácia clínica, farmácia magistral, pesquisa, docência, etc), implantação da Comissão de Assuntos Jurídicos com intuito de acompanhar e reverter ações judiciais em desfavor da categoria e assegurar o melhor direcionamento dos recursos oriundos do pagamento de anuidade de acordo com a definição do orçamento participativo e democrático.

João Vítor cita que “ agora já de imediato, vamos promover cursos de gestão para a categoria como forma de valorizar cada vez mais esse profissional. Decidiremos tudo em conjunto com a categoria, que terá voz ativa no CRF. Vamos fiscalizar as ações do Conselho Regional e garantir qualidade e agilidade na prestação dos serviços Outro grande objetivo é garantir uma saúde de qualidade para a população, que poderá ter no farmacêutico, um aliado nas unidades de saúde e nas farmácias particulares. Vamos defender a saúde pública e queremos que o farmacêutico componha as equipes multiprofissionais”, explicou João Vitor.

Os farmacêuticos podem atuar em mais de 70 áreas, como farmácias e drogarias particulares, unidades públicas de saúde, nas indústrias farmacêuticas e de alimentos, nas análises clínicas, perícia criminal e na área de estética. Somente os profissionais farmacêuticos podem fazer a dispensação de medicamentos controlados e antibióticos nas farmácias e nas unidades públicas de saúde.

PASSOS

Até 2008 no Acre só havia uma Delegacia, uma subseção ligada á Rondônia. A partir deste ano foi criado de fato e de direito o Conselho de Farmácia do Acre, que desde 2015 tem sede própria. Uma das lutas do CRF, a criação de um Curso de Farmácia é realidade desde 2011, quando a FAMETA criou o curso que formou a primeira turma em 2015. “ Buscaremos uma aproximação cada vez maior com os alunos do curso de Farmácia para que os profissionais conheçam a realidade de nossa profissão e tenham total compromisso coma ética” relata Luana Esteves, Conselheira do CRF.

ENTRE AS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA ESTÃO:

- Inscrever os profissionais expedindo-lhes as carteiras e cédulas de identidade profissional;

- Fiscalizar o exercício da profissão.

- Registrar as empresas e estabelecimentos que explorem serviços para os quais são necessárias atividades profissionais farmacêuticas, expedindo-lhes as respectivas certidões de regularidade;

- Examinar reclamações, denúncias e representações escritas acerca dos serviços de inscrição e registro e das infrações à lei e decidir;

- Sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à regularidade dos serviços e à fiscalização do exercício profissional;

- Eleger seu representante e respectivo suplente para o Conselho Federal;

- Zelar integridade do âmbito profissional e dirimir dúvidas relativas à competência e âmbito das atividades profissionais farmacêuticas, com recurso suspensivo para o Conselho Federal;

- Cumprir e fazer cumprir as resoluções do Conselho Federal de Farmácia;

- Promover atividades que tenham por objetivo contribuir para melhoria da Saúde Pública e da Assistência Farmacêutica, estimular a unidade da classe e executar programas de atualização do farmacêutico.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado