Ufac implanta central de videomonitoramento

A Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou nesta quinta-feira, 22, o sistema de videomonitoramento do campus de Rio Branco. A central de segurança eletrônica é composta por câmeras com qualidade full HD, software de gravação e equipamento para armazenamento das imagens geradas. O investimento foi de R$ 1,8 milhão no total.

“A Ufac deixou de ser apenas uma universidade. Hoje, circula nas dependências da instituição não apenas estudantes e servidores, mas toda uma comunidade externa.
Esse investimento reflete uma preocupação nossa com a conservação e a proteção do patrimônio da instituição, mas também com o bem-estar das pessoas que circulam diariamente, inclusive aos finais de semana, pelo campus”, destacou o reitor da Ufac, Minoru Martins Kinpara.

Essa é a primeira vez que a instituição adquire equipamentos próprios para videosegurança. O sistema conta com 298 câmeras já instaladas em diferentes pontos do campus e integradas a um sistema interno de monitoramento inteligente que visa garantir maior precisão e agilidade no atendimento a questões relacionadas à segurança na instituição. As câmeras estão espalhadas pelas guaritas, entradas dos prédios, corredores, e estacionamentos. Alguns locais específicos, como o Restaurante Universitário (RU) e a Biblioteca Central contam com equipamentos instalados também internamente.

Ao todo, são três modelos de equipamentos de filmagem diferentes, incluindo câmeras do tipo Speed Dome, dotadas de tecnologia para aproximação de imagem a partir de capacidades fixas ou de movimentação em 360°.

“Mesmo em locais pouco iluminados, a qualidade das imagens geradas é garantida, porque as câmeras são infravermelho”, explica diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Edvandro Reckziegel.

As câmeras são IP e utilizam a infraestrutura de rede da instituição, que recebeu investimentos entre 2014 e 2016. O sistema é monitorado 24 horas por dia, sete dias por semana, por operadores de uma empresa terceirizada especializada e subordinada à Coordenadoria de Vigilância da Prefeitura do campus. O novo serviço não vai substituir a segurança presencial no campus, um canal permanente de comunicação manterá os vigilantes da ronda motorizada ligados à central.

Interior – No campus de Cruzeiro do Sul, o sistema de segurança eletrônica está em fase de implantação. Atualmente, já se encontram instaladas 80 câmeras de vigilância distribuídas entre o campus e a Unidade Marechal Cândido Rondon. Em andamento, encontra-se o processo para aquisição do software de gravação e do equipamento para armazenamento de imagens.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado