Reitores de institutos federais estão no Acre

Reitores de mais de 30 Institutos Federais do país se reúnem, a partir desta terça-feira (08.05), em Rio Branco. O encontro, que faz parte da 84ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), segue até o dia 10 de maio.

Conforme explica a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, a realização deste encontro em Rio Branco reforça o trabalho que as instituições federais têm realizado no país, como também no Estado.

“A vinda dos representantes do Conif para o Acre mostra a força da Rede Federal, como também a sua expansão em todas as unidades federativas do país. Pela primeira vez, os reitores das instituições que foram a Rede Federal de Educação poderão conhecer a realidade dos campi instalados no Acre”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

Atualmente, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil é formada por 41 instituições congregadas, sendo elas: 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.

Programação

Conforme programação, durante os dias 8 a 10 de maio, os membros do Conif irão realizar debates e discussões sobre a inclusão de servidores da Rede Federal junto ao Ministério da Educação (MEC), mobilidade estudantil nacional, elaboração de propostas para a Educação Profissional no período de 2019 a 2022.

Ainda durante a 84ª Reunião Ordinária também serão discutidas pautas, por meio de câmaras temáticas, sobre ensino, pesquisa e inovação, extensão, educação no campo, relações internacionais, gestão de pessoas, desenvolvimento institucional e administração.

Conif

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, que atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.

Responsável por dar suporte, orientar e respaldar a Rede, o Conif trabalha por melhorias em infraestrutura e condições de trabalho para os servidores, bem como promove ações estratégicas para fortalecer a internacionalização das instituições, a partir do estreitamento de relações com outros países e da consolidação de cooperações técnicas.

Além disso, o Conif também é responsável por desenvolver estudos e projetos, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros, de incentivar o intercâmbio de informações e experiências na Rede Federal e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras, assim como executar articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado