Você está aqui: Home Polícia Juiz justifica solturas em audiência de custódia

Polícia

Juiz justifica solturas em audiência de custódia

Magistrado questiona a qualidade dos flagrantes

O juiz de Direito da 1ª Vara do Tribunal do Juri, Leandro Leri Gross, foi o magistrado plantonista que recebeu suspeitos de cometer incêndios criminosos na Capital no último fim de semana. Soltou nove em audiência de custódia. A decisão repercutiu negativamente e o juiz convocou uma entrevista coletiva para explicar as decisões.

Ele pontuou caso a caso para tentar reverter a ideia de que “a polícia prende e a Justiça solta”. Ao fazer isso, o juiz acabou questionando a qualidade dos flagrantes efetuados pela força tarefa de instituições de Segurança Pública do Acre que tenta evitar novos ataques.

“Como pode um magistrado decretar prisão preventiva destas pessoas se, naquele momento, não há indícios mínimos de que integrem facção?”, pergunta Gross. Dos nove acusados, apenas um cumpre prisão em regime semiaberto, mas, segundo o juiz, “devidamente monitorado por equipamento eletrônico”. Outro acusado responde processo em liberdade de um fato ocorrido em 2014. Os demais são “primários e com emprego”.

O coordenador da força-tarefa e secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, minimiza a situação. Rechaça qualquer possibilidade de embate entre instituições e diz que as prisões vão continuar a ser feitas.

“Diante de uma informação, nós, podendo nos antecipar para salvaguardar uma vida, um patrimônio, não vamos esperar uma prova concreta”, afirmou Farias. O secretário lembra que os flagrantes são homologados pela Justiça.

As ações incendiárias de facções continuam no Acre. Há casos registrados nos municípios de Senador Guiomard, Tarauacá com incêndios em posto de polícia desativado, escola de inclusão digital, tentativa de incêndio na Biblioteca Central e em um supermercado.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado