Você está aqui: Home Política CGU aponta falta de transparência em gastos na Ufac

Política

CGU aponta falta de transparência em gastos na Ufac

Centro de Convenções: aditivos e 30% além do custo

A obra do centro de convenções da Universidade Federal do Acre impressiona pela beleza e tamanho. Os arcos completam a fachada moderna: a abertura e altura da construção amenizam o calor. Mas, o que está quente mesmo é um relatório de auditoria da Controladoria Geral da União (CGU).

De acordo com os auditores, não houve possibilidade de avaliar os custos da obra porque a UFAC não disponibilizou os documentos. A obra, que começou em 2013, tinha custo previsto de R$ 4,3 milhões. No entanto, houve dois aditivos que aumentaram em 30% o custo total.

Segundo o superintendente da CGU no Acre, Ciro de Souza Oliveira, o problema é que os técnicos não conseguiram mostrar que esses aditivos eram necessários e se os preços praticados estão corretos.

“Não tem como saber se houve sobrepreço ou superfaturamento. Por isso, concluímos o relatório informando a falta de documentos para comprovação dos custos da construção”, alegou.

A CGU intimou o reitor da UFAC, Minoru Kimpara, a entregar os documentos em um tempo razoável e pediu uma investigação interna para saber com quem está ou se ainda existem os documentos essenciais da obra.

As informações sobre a auditoria foram enviadas à Policia Federal e o Ministério Público Federal. E se os documentos não forem repassados a CGU, o alerta será dado ao Tribunal de Contas da União, que pode rejeitar as contas de Kimpara do ano de 2016, deixando o reitor na lista da Lei da Ficha Limpa. Não comprovando os gastos, o Ministério Público pode acusar o reitor de improbidade administrativa.

A assessoria da Universidade Federal do Acre informou que faltaram apenas alguns
relatórios e todos os documentos já foram providenciados. Paralelo a isso, a reitoria vai responsabilizar quem reteve os relatórios exigidos pela CGU.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado