Você está aqui: Home Política Governo lança Lei de Incentivo a Projetos Científicos

Política

Governo lança Lei de Incentivo a Projetos Científicos

Tríplice Hélice: universidade focada no mercado

O Governo do Acre preparou uma grande festa para o lançamento da Lei de Incentivo a Projetos Científicos conhecida como “Tríplice Hélice”, mas a grande figura do evento, o ministro Gilberto Kassab, não apareceu, o que é justificável diante do quadro político agitado em Brasília.

Para substituir o ministro, veio Mario Borges, presidente do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) que, no discurso, disse que esse tipo de programa, para estados como o Acre, que depende totalmente de verbas públicas, é uma saída na busca pelo desenvolvimento.

A ‘Triplíce Hélice” foi o nome usado para a união entre empresas, governo e universidades. Um lei federal garante bolsas e recursos para projetos científicos que possam ser usados pela indústria e levados para o mercado.

O Código Nacional de Ciência e Tecnologia, que criou a Tríplice Hélice, já existe há algum tempo. O Acre vai ser o primeiro estado a regulamentar a lei e garantir um fundo estadual para projetos científicos.

O lançamento foi nessa sexta-feira no auditório da Ufac e contou com a presença de empresários, secretários de estados e entidades de pesquisa. O vice-reitor da USP (Universidade de São Paulo), Vahan Agopyan, falou como o programa vai ajudar os pesquisadores.

“Essa é uma estratégia que vem funcionando em todos os países. O conhecimento deve ser usado para criar mercado, renda e elevar tecnologia. Aliado a isso, vem produtos de importância para as pessoas. As universidades ganham uma oportunidade de trabalhar para o mercado de forma direta”, disse.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, informou que em um prazo de 180 dias, a partir da aprovação da lei, o Estado terá montado todas as estratégias para buscar os projetos que tragam fundos de investimentos e bolsas de pesquisa.

“O governo deve enviar esse projeto o mais rápido possível para a Assembleia Legislativa para que possamos trabalhar em cima da regulamentação e buscar os interessados em investir conhecimento”, explicou.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado