Você está aqui: Home Política Fórum de Combate à Corrupção exige mais transparência

Política

Fórum de Combate à Corrupção exige mais transparência

Servidores aprendem sobre novas ferramentas de controle

O Tribunal de Contas do Estado recebeu funcionários de 14 instituições que fazem parte do Fórum Permanente de Combate à Corrupção.

O chefe da Controladoria Geral da União no Acre, Ciro Jonatas de Oliveira, é o presidente do fórum que conta com representantes da Polícia Federal, Ministério Público, Receita Federal, Governo do Estado e outros órgãos de fiscalização.

O encontro dessa quinta-feira foi para passar aos funcionários dessas instituições as ferramentas disponíveis para que possam verificar os gastos públicos. “Muitos dados estão na internet, basta acessar para saber quantos municípios e estados receberam recursos. Existem mecanismos que informam onde esse dinheiro foi gasto. Sabendo dessas informações dá para saber se há indícios de desvio de recursos”, explicou.

Os servidores que estavam no encontro passam a fazer parte de uma corrente que, além de descobrir o crime, vão ter condições de apontar tecnicamente a denúncia.
A união das entidades é uma forma de as investigações ficarem mais consistentes. Um exemplo dessa união foi no caso da Operação Buracos. A Controladoria Geral da União, Polícia Federal, Receita Federal e mais três órgãos se uniram na investigação.

O resultado foi a reunião de informações suficientes que apontaram desvios de recursos do Ministério dos Transportes nas obras da BR-364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

 

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado