Você está aqui: Home Política Manifestações políticas na Ufac são proibidas

Política

Manifestações políticas na Ufac são proibidas

Nem carros com adesivos podem entrar no campus

Servidores e alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) foram surpreendidos com uma orientação realizada no portal de entrada da instituição pelos seguranças, nesta quarta-feira (19): veículos com adesivos de candidatos das eleições 2018 ficariam impedidos de estacionar no campus a partir de sexta-feira (21). A Ufac nega que tenha estabelecido esse prazo.

O que há, segundo a assessoria da Ufac, é uma obdiência a recomendação do Ministério Público Eleitoral, com base na lei federal n° 9.504/1997 e artigo 15 da resolução do Tribunal Superior Eleitoral n° 23.551/2017, que impede "qualquer modalidade de propaganda eleitoral dentro dos prédios e estacionamentos públicos, inclusive em veículos de servidores, que não devem conter qualquer propaganda eleitoral".

A orientação recebeu repúdio do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Richard Brilhante, que alega ser a universidade um espaço do saber e da livre manifestação.

"Ninguém tem o direito de intervir nos bens pessoais tanto de servidores quanto dos estudantes. Isso é impossível fiscalizar, além de ser constrangedor. Vamos entrar com um pedido junto à reitoria, prefeitura do campus e Ministério Público Eleitoral para rever essa determinação", declara.

A manifestação do representante dos estudantes ganha coro nas palavras de Sávio Maia, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), que expressou opinião pessoal sobre o assunto.

"É uma medida exagerada, pois é impossível identificar quem está ou não fazendo propaganda dentro da universidade. Afinal, ela é pública. Isso fere outro direito, que é o da liberdade de expressão nos espaços de circulação da Ufac", diz.

Questionado sobre o posicionamento do sindicato acerca da orientação, Sávio informou que declarações oficiais são autorizadas somente após realização de Assembleia com os professores. Ele não confirmou qualquer reunião para esta data.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado