Terça-Feira, 16 de Julho de 2019
Você está aqui: Home Política Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro

Política

Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro

Projeto proporciona vivência dos deputados federais

A Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE) aderiu ao programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), por meio do Departamento de Inovação. As inscrições estão abertas desde o dia 27 de março e vão até o dia 31 de maio de 2019.

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia realizada anualmente pela câmara dos deputados e é voltado para estudantes do ensino médio de todo o Brasil. O programa foi criado em 2003, pela resolução nº 12/2003 da câmara dos deputados.

O PJB é destinado aos estudantes do ensino médio regular, ensino médio técnico na modalidade integrada e alunos que estejam concluindo o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas públicas ou particulares, na faixa etária de 16 a 22 anos.

O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos deputados federais, por uma semana, na câmara dos deputados, em Brasília, com todas as despesas pagas.

Para participar do PJB, o estudante deverá fazer um projeto de lei, que traga alternativa de melhoria para a sociedade, dando soluções ou alternativas e justificando a necessidade da apreciação do tema, preencher a ficha de inscrição que pode ser encontrada em www.camara.leg.br/pjb e apresentar os demais documentos que estão junto à ficha.

Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o país, dando voz às suas ideias.

Cada aluno só pode inscrever um projeto de lei para participar do PJB. As inscrições de alunos que não preencherem os critérios de participação serão eliminadas do processo seletivo. O projeto de lei deve ser individual, por isso não poderá ser apresentado por duplas ou grupos de alunos.

O programa conta com um guia no site da câmara dos deputados que contém informações sobre o tema do programa em 2019, suas características, como funciona, inscrições, processo seletivo, etapas após a seleção e calendário de atividades. Os interessados devem baixar o arquivo para obter todos os dados para participação.

Mais informações sobre as inscrições no PJB, também na Coordenação estadual: Departamento de Inovação – (68) 3226-6284 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Instagram: @pjb.acre e Facebook: PJB Acre.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado