Sábado, 20 de Julho de 2019
Você está aqui: Home Política Acre recebe projeto “Abraçando o Controle Social”

Política

Acre recebe projeto “Abraçando o Controle Social”

Especialistas discutem controle de gastos públicos

Nesta terça-feira (18), a partir das 9h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Acre, especialistas de várias áreas estarão reunidos para discutir os mecanismos de controle dos gastos públicos e a participação da sociedade como agente de controle externo. Trata-se do evento "Abraçando o Controle Social", que tem como objetivo disseminar informações e fortalecer o controle social da gestão pública.

O evento é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Observatório Social do Brasil (OSB), Conselho Nacional de Controle Interno(Conaci) e a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

No Acre, o evento conta ainda com as parcerias do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AC), Conselho Regional de Administração (CRA-AC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). Entre os temas debatidos no evento estão: “o papel das ouvidorias”, “ instrumentos de controle social’, “boas práticas na gestão pública”, entre outros.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre, Tiago Rosella, destaca a importância do evento para os profissionais de diversas áreas, "é uma grande oportunidade de ampliar o debate sobre o fortalecimento do controle social em relação aos gastos públicos. A categoria dos contadores tem uma grande contribuição a oferecer, porque conhecemos a legislação e estamos lidando no dia a dia com os principais desafios da área", declara.

Trata-se de um evento de abrangência nacional, com a participação de profissionais de vários estados ligados a conselhos de classes e órgãos públicos de fiscalização e controle. A programação inclui palestras e debates, tendo como público alvo: contadores, administradores de empresas, gestores públicos e representantes de órgãos como Tribunais de Contas, Ministério Público, e Conselhos Sociais.

Já confirmaram participação na programação: o ouvidor adjunto geral da união (OGU/CGU) Fábio Valgas; o presidente do Observatório Social do Brasil Ney da Nóbrega Ribas; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade Zulmir Ivânio Breda; e o promotor de justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, entre outras autoridades locais e nacionais.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado