Sábado, 20 de Julho de 2019
Você está aqui: Home Política Prefeitura quer trocar lâmpadas comuns por lâmpadas de led

Política

Prefeitura quer trocar lâmpadas comuns por lâmpadas de led

Projeto foi aprovado nessa quinta-feira na Câmara


Parlamentares se reuniram nessa quinta-feira (11) na Câmara dos vereadores para discutir sobre a proposta da prefeitura de Rio Branco de trocar todas as lâmpadas comuns dos espaços públicos por lâmpadas de led.

A proposta chega para economizar e melhorar o sistema de iluminação na capital.

Para troca de todo o sistema na capital, um estudo aponta um gasto de R$ 48 milhões de reais. 38 mil e 500 lâmpadas seriam substituídas. A prefeitura já encaminhou um projeto para a câmara, mas o assunto tem causado bastante polêmica.

O líder da prefeitura na câmara apresentou o Projeto de Lei (PL) de uma forma mais detalhada. Rodrigo Forneck (PT) apresentou uma série de planilhas apontando as vantagens da troca das lâmpadas. Um comparativo entre o uso de lâmpada convencional e de led apontou a redução prevista de consumo, tanto em kwh, quanto em gasto mensal. O vereador entende que a princípio muitas pessoas entenderam que o valor do empréstimo seria, apenas, para a aquisição de lâmpadas e justamente por isso, achou melhor reforçar o PL com mais informações.

“A lei que está sendo apreciada é uma lei que detalha sobre o crédito, sobre o valor do empréstimo, qual a instituição financeira, quais as taxas de juros e nessa lei não tem detalhes do programa de iluminação pública que nós vamos implementar com o recurso liberado, o que estamos fazendo hoje é especificar mais, detalhar mais, inclusive, nós vamos incorporar no nosso relatório para compor o processo para ficar registrado quais são os acabamentos, quais são os detalhes desse projeto de iluminação pública que vai chegar nos bairros de Rio Branco” disse Forneck.

Mesmo assim, detalhando algumas partes do projeto, o vereador João Luz (MDB) não se deu por satisfeito. Bastante indignado com o valor do empréstimo, chegou a se exaltar durante a fala.

“A minha proposta é que o poder executivo retire esse projeto e faça com recurso próprio, todavia, se nos comprovarem através de dados que Rio Branco não tem como fazer com recurso próprio nem em médio prazo que mande detalhadamente como será gasto esse recurso e leve as empresas para assinar junto com a caixa a capacidade técnica para fazer o serviço”, falou João Luz.

Já com os ânimos mais calmos os vereadores se reuniram em comissões para discutir, mais uma vez, o assunto, antes de dar início à votação.

A proposta de modernização e melhoria de eficiência da iluminação pública foi aprovada na Câmara de vereadores de Rio Branco nesta quinta-feira (11). A partir de agora, a Prefeitura está apta a adquirir o financiamento de R$ 48 milhões para desenvolver o projeto. A matéria foi aprovada por 12 votos favoráveis a três contrários.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado