Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019
Você está aqui: Home Política PL que proíbe recolhimento de veículo será votada nesta quarta

Política

PL que proíbe recolhimento de veículo será votada nesta quarta

Lei vale para automóveis com taxas do Detran vencidas

Nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei apresentado pelo deputado Cadmiel Bomfim passará pela votação da Comissão de Constituição e Justiça da Aleac.

O Projeto de Lei proíbe o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de recolher, apreender ou reter veículos que tiverem com o IPVA, seguro obrigatório e taxa de licenciamento atrasado.

O dispositivo já ocorre em outros estados brasileiros. “Nós entendemos que o cidadão tem direito sobre a sua propriedade que é o veículo e o estado extrapola quando ele retém o veículo da pessoa para garantir o pagamento dos impostos ou tributos, é a mesma coisa de você estar me devendo uma conta, eu chegar na sua casa e pegar a tua televisão e dizer “só vou devolver sua televisão quando você me pagar àquela conta que você me deve” e você vai na justiça e lá fazem a pessoa devolver a televisão porque isso é proibido, mas o estado faz isso constantemente com os veículos e ninguém diz nada. Estamos apresentando para que o estado não se apodere do bem particular, a constituição garante o direito a propriedade privada e nós temos que respeitar isso”, esclareceu o deputado.

O deputado ressalta que proibir a apreensão de veículos nesse caso, não suspende a aplicação de multas por circulação com documentos atrasados. “Não queremos tirar o poder do estado multar quem estar irregular, de forma alguma, ele vai continuar multando, agora reter o veículo para garantir o pagamento do imposto ou do tributo, isso que nós entendemos que é arbitrário e ilegal”, concluiu.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado