Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020
Você está aqui: Home Cotidiano Janeiro registra chuvas abaixo da média nos municípios acreanos

Janeiro registra chuvas abaixo da média nos municípios acreanos

Temperaturas  tem superado os 30 graus 

Apesar do Acre estar no período de inverno, e de em dezembro ter chovido além do esperado. O mês de janeiro tem se mostrado diferente em relação as chuvas.

Desde o início do mês, os dias chuvosos deram lugar para os dias ensolarados. A temperatura máxima tem passado dos 30 graus. Características similares a da estação de seca.

O contraste climático entre os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020 influi diretamente no nível dos rios. Após um período de transbordamento, agora, a maioria das bacias já apresentam vazantes significativas.

“Os rios baixaram seus níveis durante esse período. O rio Acre ainda está em um nível bom em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul também tivemos um decréscimo significativo do Juruá” Afirma o Major Cláudio Falcão

Para o pesquisador em assuntos climáticos, Alejandro Fonseca, o período atual em pleno inverno pode ser considerado uma anomalia. “Se trata de uma anomalia negativa de chuva, significa que estamos esperando que chova o normal e chove abaixo do normal, a anomalia causa um período de estiagem dentro do inverno amazônico” afirma o pesquisador.

Mesmo com a diminuição das chuvas e a vazante dos rios, o monitoramento diário por parte do corpo de bombeiros e da defesa Civil do estado, continua.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado