Sábado, 22 de Fevereiro de 2020
Você está aqui: Home Política PL propõe extinguir Parque Nacional da Serra do Divisor

Política

PL propõe extinguir Parque Nacional da Serra do Divisor

Abaixo assinado já tem mais de 10 mil assinaturas

Um Projeto de Lei apresentado pela deputada federal Mara Rocha (PSDB) propõe extinguir o Parque Nacional da Serra do Divisor para transformar o local em uma APA (Area de Proteção Ambiental) na qual propriedades privadas poderiam explorar com atividades econômicas, como a criação de gado. A proposta gerou polêmica e muitos internautas se mobilizaram para alertar sobre os riscos da extinção do parque.

De acordo com Mara Rocha a reclassificação possibilitaria um maior desenvolvimento na região do Vale do Juruá e alavancaria a construção de uma estrada ligando as cidades de Cruzeiro do Sul a Pucallpa, no Peru. Em suas redes sociais, a deputada afirmou que atualmente a Serra do Divisor impede qualquer tipo de exploração econômica e só gera proveito para ONGs.

Ao tomar conhecimento do projeto, ambientalistas e simpatizantes se revoltaram com a possibilidade de extinção do parque que contém a maior biodiversidade da Amazônia. Pessoas usaram a internet para se manifestar contra a proposta que segundo os opositores, pode trazer consequências irreparáveis ao meio ambiente.

Mobilização

O Engenheiro Florestal Lucas Matos foi um dos que se mobilizaram contra a proposta da parlamentar. Ele criou um abaixo assinado online que pede o arquivamento da PL. A petição já possui mais de 10 mil assinaturas. “A proposta abre precedentes para a exploração ilegal der madeira, pedras, pecuária desenfreada e desmatamento. O que colocaria em risco a biodiversidade do local, uma das mais ricas do mundo. Estamos recebendo duas mil assinaturas por dia, a tendência é ganhar mais força”, afirma.

A fala de Lucas é compartilhada pelo ambientalista e pesquisador do INPA, Evandro Ferreira, que explica as possíveis consequências de transformar um parque ambiental em uma Área de Proteção “O parque nacional é uma unidade de conservação integral que não pode ser explorada, mas numa APA se você vive nela você pode desmatar, pode fazer caça, pode tirar madeira. Tudo é possível” alerta o pesquisador.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado