Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020
Você está aqui: Home Política Prefeitura não faz investimento na rede de água e esgoto na LDO

Política

Prefeitura não faz investimento na rede de água e esgoto na LDO

Lei de Diretrizes Orçamentária foi aprovada na semana passada

A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) foi aprovada na semana passada pelos vereadores de Rio Branco. No entanto, em nenhuma das páginas da LDO apontava algum investimento da prefeitura na rede de água e esgoto.

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) é responsável pelo abastecimento da rede de água e esgoto e é gerido pelo estado, no entanto quando houve a cessão dos serviços da prefeitura para o estado, o contrato exigia que a administração municipal fiscalizasse o serviço, o que não tem sido feito.

O governador já falou algumas vezes que se não conseguir resolver a crise do Depasa o serviço será devolvido as prefeituras, mas na câmara de Rio Branco, parte dos vereadores afirma que se o serviço voltar para os municípios a situação vai piorar. O vereador Rodrigo Forneck quer convocar a prefeitura para que explique a câmara e a população se suportaria receber um serviço tão precário.

“Eu acredito que tem condições, desde que haja um planejamento e o principal que tirem a politicagem do saneamento e da distribuição de água, a distribuição de água tem que ser encarada como uma questão técnica e por bons administradores e pessoas que conhecem a área, o que não pode hoje é a gente punir a sociedade que está sem água nas suas casas, a sociedade precisa receber o básico nessa pandemia, que é a água” afirmou o vereador.

No bairro Jorge Kalume as famílias ficaram até 30 dias sem receber água em suas torneiras. Enquanto isso o Depasa troca diariamente sua diretoria, tendo inclusive, um diretor que foi preso porque pagou R$ 15 mil para própria esposa. O Depasa não consegue dar manutenção na rede que não para de apresentar defeitos, o que tem trazido um caro prejuízo às famílias.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado